sábado, 23 de fevereiro de 2013

Opinando - Compra consciente

Muitas pessoas não fazem ideia do quanto o consumo influencia a sociedade em que vivemos. As escolhas que fazemos na hora de gastar o nosso dinheiro estão diretamente ligadas a uma série de fatores importantes.


Fazer compras é maravilhoso, mas temos que ter consciência na hora de levar um produto para casa, afinal, nada pior do que gastar mais do que deveria e se arrepender depois, não é mesmo?


Além da compra por impulso, existe um outro problema: não saber a procedência daquilo que se compra. Ou você já parou pra pensar que aquela bijuteria baratinha pode ser oriunda de um trabalho escravo, por exemplo? Óbvio que, vivendo dentro de um sistema capitalista, é praticamente impossível ser 100% correta nesse sentido, mas existem maneiras de evitar financiar esse tipo de coisa.



Visitar os brechós da sua cidade é um ótimo começo, pois além de dar uma vida nova a peças que já não têm serventia para alguém, você vai se deparar com achadinhos maravilhosos a preços super acessíveis. E o melhor de tudo é a exclusividade, que a gente não encontra nas gigantes fast-fashion, por exemplo.


Outra coisa bacana é valorizar o trabalho artesanal: livre-se do preconceito e saia pra conhecer feirinhas locais, estilistas da sua cidade, pessoas que criam seus próprios produtos; tenho certeza que você vai se surpreender e encontrar coisas maravilhosas!


E, por fim, invista o seu dinheiro apenas em coisas que você goste. As tendências estão aí pra inspirar a gente, e não pra ditar o que devemos ou não usar.
Saiba ponderar antes de sair comprando tudo por aí, e certamente você voltará pra casa com um sorriso no rosto e sem peso na consciência.


Sacola cheia e consciência limpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa