quarta-feira, 17 de abril de 2013

Opinando - Comentários maldosos

Há um certo tempo, venho observando alguns acontecimentos e pensando sobre esse assunto, mas ainda não sabia como abordá-lo por aqui, então resolvi arriscar e escrever a minha opinião sobre comentários maldosos.


Acredito que a internet, junto com todas as suas facilidades e benefícios, também trouxe consigo o lado ruim do anonimato, que faz com que as pessoas se sintam livres para expressar todo e qualquer tipo de opinião sem sofrer represálias.
A liberdade de expressão é um direito de todos, mas o nosso direito acaba quando o do outro começa. E nos últimos tempos, venho notando um crescimento absurdo de comentários ofensivos, principalmente com relação a quem trabalha na internet (blogueiros e vloggers, em especial).


O que muita gente esquece é que todo mundo tem sentimentos, e ler certos comentários destrutivos pode machucar e trazer consequências graves, como depressão e transtornos alimentares, por exemplo.
Você tem todo o direito de achar a fulana feia/brega/estúpida/etc, mas realmente é necessário dizer isso? Por que você precisa ir lá no blog dela e vomitar palavras chulas que não vão acrescentar nada positivo pra nenhum dos lados? Ou pior: por que você precisa ridicularizá-la para outras pessoas?


Eu já vi blogs "especializados" em criticar pessoas de maneira cruel e rasa, e o pior de tudo é ver que as pessoas apoiam esse tipo de conduta e se divertem com a ridicularização alheia.
Mas pense bem: e se você estivesse do outro lado? E se você fosse a vítima? Continuaria sendo engraçado? Você se sentiria bem?


Vamos tentar proporcionar um convívio benéfico a todos. Da próxima vez que você pensar em criticar alguém, pense se essa crítica vai colaborar de alguma forma com o crescimento dessa pessoa ou vai simplesmente ofender e magoar. Assim você evita entristecer as pessoas e gasta menos tempo cultivando sentimentos ruins dentro de si.


"Espalhe mais amor do que ódio"

2 comentários:

  1. isso que você falou dos blogs que são especializados nessas coisas, eu já vi e é ridículo o que essas blogueiras fazem, ri dos erros ou do "comportamento" de alguém. Não concordo com essa conduta.

    http://por-todaparte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito absurdo esse tipo de blog ainda fazer sucesso, né? =/
      Mas a gente vai tentando conscientizar as pessoas... quem sabe dá certo, né? ;)
      Beijinhos!
      ;***

      Excluir

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa