quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vida Real - Superando a perda

Na terça-feira passada, dia 26 de novembro, aconteceu uma coisa extremamente triste na minha vida. Quem acompanha o blog no Facebook deve saber do que se trata, e foi exatamente por isso que praticamente não postei desse dia pra cá.
Depois de quase 9 anos de convivência, perdi o meu grande amigo felino, o pretinho Salém.
Só quem tem/teve um animal de estimação sabe o quanto essas criaturinhas são importantes na nossa vida e quanto fazem falta quando se vão. :'(


Eu nunca havia lidado com a morte tão de perto, era sempre com alguém que eu não tinha muito contato, mas dessa vez foi diferente. Dessa vez eu perdi alguém que estava sempre comigo, até mesmo na hora de dormir. Alguém que seguia praticamente todos os meus passos dentro de casa, e estava sempre por perto, mesmo que dormindo e roncando.


A barra foi pesadíssima, tive crises de choro quase intermináveis, me senti culpada por não ter percebido os sintomas antes (ele estava com uma doença renal em estado avançado), quis morrer, desejei que ele voltasse, desejei poder voltar no tempo, enfim, sofri MUITO.


Só que essa experiência, além do imenso sofrimento, também trouxe grandes aprendizados que levarei por toda a minha vida e é nisso que quero focar. A primeira coisa que aprendi foi a aceitar os acontecimentos que não podem ser mudados.
Sei que uma semana parece pouco, mas nesse tempo consegui aprender e refletir sobre tanta coisa que parece que já vivi uma vida inteira. Finalmente percebi que a vida é finita e que não temos controle sobre quando ou como ela terminará e, por mais triste que isso seja, todos nós vamos perder seres queridos no decorrer da nossa caminhada.
A morte faz parte da vida, e por ser algo tão natural é que eu não entendo esse medo que as pessoas têm de falar sobre o assunto. Inclusive, acho que o fato do assunto ser "tabu" é que nos faz sofrer ainda mais quando vivemos uma experiência de perda. Por isso achei importante dividir a minha experiência com vocês.


Ainda choro às vezes, ainda lembro do que ele aprontava em cada cantinho da casa, ainda sinto falta de acordar olhando para aqueles preguiçosos olhos amarelos, mas isso é normal.
A saudade é um sentimento que sempre vai existir, mas isso só prova que vivemos momentos tão maravilhosos que jamais serão esquecidos! :')


"- As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. 
Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de
pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro.
Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém... 
- Que queres dizer?
- Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas
estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem ! E tu terás estrelas que sabem
rir! E ele riu mais uma vez. 
- E quando te houveres consolado (a gente sempre se consola), tu te sentirás
contente por me teres conhecido."

5 comentários:

  1. Ele será sempre lembrado, querido e amado.
    =')

    ResponderExcluir
  2. Cibele,fiquei muito emocionada com tudo o q vc escreveu. Eu passei pela mesma experiencia de perder meu amado gatinho tb. Ele se chamava Salém tb e era pretinho do olho amarelo tb. Morreu nessa segunda dia 30/12. Eu o encontrei morto aqui perto de casa e provavelmente foi algum monstro q deu comida com vidro para ele comer. Ele tinha morrido fazia pouco tempo quando o encontrei,nem tinha 1h acho.Seu corpo ainda era quentinho e mole.Morreu novo,apenas 4 anos.Choro sem parar,e a dor é imensa. Algumas pessoas ñ entendem ou fingem entender do pq eu estar chorando e sofrendo tanto por um gato. Mas ele era como um filho para mim. Eu o amava e ele me amava. Eu ainda custo a acreditar,ainda imagino ele entrando aqui em casa e chamando por mim como sempre fazia... Mas enfim,sei o q vc passou e sei q um dia vamos encotrar nossos amados peludinhos novamente.Fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Manu, sinto muitíssimo pela sua perda. :'(
      Só quem passa por isso sabe o quanto dói e muitas pessoas nunca entenderão a intensidade do amor que os animais são capazes de nos dar e a importância que eles têm na nossa vida.
      Muita força pra você e lembre-se sempre dos momentos bons que vocês viveram juntos! ♥
      Bjs
      ;***

      Excluir
    2. Pois é,so sabe mesmo a dor e falta q faz,quem passa por isso. obrigada
      bjao

      Excluir

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa