sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vida Real - Eu Li "Mentes Perigosas"

Essa semana terminei de ler o livro "Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado", escrito pela Ana Beatriz Barbosa Silva (que também é autora do ótimo livro "Mentes Consumistas").
Como o próprio título diz, o livro fala sobre psicopatia, esse transtorno que parece coisa de filme de terror, mas que está mais presente na nossa sociedade do que gostaríamos.


A autora aborda o tema de maneira bem informal, o que eu acredito ter sido importante para trazer "leveza" diante de um assunto que já é tão pesado e complexo.
Na minha opinião, os pontos negativos do livro são a repetição exagerada de algumas informações (o texto poderia ser um pouco mais objetivo) e a divisão de pessoas "de bem" e pessoas "do mal", afinal, tem muita gente que não é psicopata, mas também não é nada "do bem"!


Tirando esses pequenos detalhes, é uma leitura bem informativa, com várias dicas para identificar comportamentos estranhos (o que, é óbvio, não serve como um guia pra diagnosticar a psicopatia, pois isso só pode ser feito por profissionais) e ficar de orelha em pé.
É muito interessante a fala dela sobre os diversos níveis e tipos de psicopata - que nos mostra que nem todo psicopata é assassino e vice-versa - e também sobre os comportamentos psicopáticos que algumas pessoas adotam, mesmo sem ter o distúrbio.


Se você é uma pessoa medrosa ou meio paranoica, eu realmente não recomendo a leitura, pois pode acabar afetando no seu convívio com as outras pessoas e gerando desconfianças desnecessárias, já que algumas características dos psicopatas podem ser facilmente encontradas em várias pessoas e isso não necessariamente significa que elas sejam psicopatas.
Se esse não for o seu caso, vá em frente e se jogue nessa leitura cheia de informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa