quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Opinando - Pokémon GO e Alienação

O app Pokémon GO acaba de chegar ao Brasil e as pessoas já se dividiram entre as que jogam e as que criticam ferozmente o jogo. Eu confesso que achei a ideia do jogo bem boba e tenho zero vontade de baixar, mas fiquei de olho nos diversos textões que surgiram na minha timeline, nos depoimentos de quem está jogando e... acabei me surpreendendo!


Confesso que desde que o jogo surgiu em outros países, eu pensei: "lá vem mais uma invenção tecnológica pra alienar ainda mais as pessoas". E, na real, as novas tecnologias têm muito disso, e têm mecanismos pra entreter e prender a atenção das pessoas, tanto que isso tem fortes consequências nas relações humanas, das conversas de bar ao trânsito.
Mas será que não há nada de positivo em um lançamento como esse?


O lado bom do jogo é que ele tem tirado muita gente de casa, feito a galera caminhar quadras e mais quadras, interagir com outros jogadores que encontram pelo caminho e, muitas vezes, ter aquela motivação pra começar a movimentar o corpo... e isso é maravilhoso!
Em contrapartida, muitas pessoas perdem a mão e acabam se colocando em situações de risco e ficando cada vez mais reclusas nesse universo de competição e falsas recompensas.


No final das contas, eu acho que o equilíbrio é a resposta pra tudo.
Um jogo não deve ser motivo pra você se isolar socialmente nem te colocar num estado constante de ansiedade, e sim pra te divertir e te entreter. Se é algo que só te traz benefícios, não hesite e siga em frente (olhe para o lado, rs).
E pra quem fica aí só criticando e se achando superior porque não joga, preocupa não porque com certeza você tem uma alienaçãozinha pra chamar de sua. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa